Imprensa Conectada

Depois de meses falando sobre o assunto, recebemos uma ótima notícia há poucos dias. A ACERJ (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado do Rio de Janeiro) contratou e disponibilizou conexão de internet para os jornalistas trabalharem no Engenhão.

Na verdade, quando comentei que estávamos com internet no Engenhão para algumas pessoas, sempre acompanho a mesma reação: “Como assim, vocês não tinham internet?”. Realmente não tínhamos e utilizávamos conexões 3g próprias para fazer as coberturas dos jogos no estádio.

O problema não era só no Engenhão. No Maracanã também não havia disponibilidade de nenhum tipo de conexão para as coberturas jornalísticas e por várias vezes, em jogos internacionais, tive que avisar aos colegas de outros países, que não havia wifi.

Funcionando

Desde o ano passado, nem ter um 3g estava resolvendo, pois por algum motivo, até agora inexplicado, por várias vezes nada funciona. Desde então, estamos levantando o problema e falando sobre o assunto aqui no Fim de Jogo. Estivemos, inclusive, em uma reunião na ACERJ, com representantes do Sindicato das Empresas de TI do Rio, Arfoc (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro) e da Cisco. Também entrevistamos o presidente da ACERJ, Eraldo Leite; presidente do Botafogo, Maurício Assumpção; e o diretor do Engenhão, Sérgio Landau. Sempre atrás de notícias e de uma esperança para melhorar.

Era difícil conseguir entender que em 2012, com tudo o que a internet vem oferecendo, que um problema desse continue ocorrendo.

Uma primeira esperança foi a entrevista do Sergio Landau, dada ao Fim de Jogo. Antes do início do Campeonato Carioca 2012 a Arfoc convocou uma reunião com os associados – realizada na FERJ – em que foi falado que as coisas mudariam esse ano. Mas, continuávamos esperando.

Foi a Acerj a primeira a resolver a questão nesse primeiro momento. Os jornalistas estão entrando na área do credenciamento dentro do Engenhão e recebendo o login e senha para o acesso. No último jogo, entre Botafogo e Vasco, utilizei só a rede liberada e o funcionamento foi muito bom. Estou colaborando, na medida do possível, monitorando como estão as conexões e cheguei a relatar alguns problemas nos dois primeiros dias, que foram resolvidos.

Entrei em contato com a Arfoc e recebi a informação que a entidade deve liberar também para os fotógrafos, porém deve ser mais complicado, porque seria necessário uma banda poderosa para que os profissionais pudessem fazer uploads sem problemas. Nesse caso, a entidade deve lembrar que existem 40 profissionais, em média, no gramado, necessitando de um sistema que funcione com velocidade.

Enquanto isso estamos aguardando as prometidas mudanças na Tribuna de Imprensa do Engenhão. Não custa avisar que existem prateleiras quebradas, onde ficam as tomadas e que somente uma das duas tomadas para cada bancada funciona em todos os locais da tribuna.

O Engenhão será a principal casa do futebol carioca ainda por um bom tempo e muita coisa está sendo aprendida nessa nova experiência. A cobertura do futebol mudou. Temos a necessidade da informação instantânea. O primeiro passo, finalmente, foi dado.

Agora falta a conscientização das operadores, patrocinadores e demais interessados que é preciso melhoria nas conexões de internet para o público. Campanhas de marketing digital estão se perdendo e muita coisa precisa mudar. Será que a movimentação de dinheiro nesse espaço não compensa? Nem com uma Copa do Mundo batendo na porta, não está no planejamento das operadoras, esse investimento? Difícil de acreditar.

Parabéns ao Eraldo por ter resolvido o problema e dar esperança para que outras possibilidades aconteçam.

 

Tópicos: , ,

2 Comentários

  1. Johnny di Botafgo diz:

    O torcedor está com a imprensa pois nos mantem sempre bem imformados..Abs e sucessos á todos

    Like or Dislike: Positivo 0 Negativo 0

  2. Oi Johnny, estou nessa batalha há algum tempo como contei no texto. A primeira etapa demorou mas conseguimos, agora falta a noção das operadoras que melhorias no sinal dentro do estádio são essenciais. Abs, Cris

    Like or Dislike: Positivo 0 Negativo 0

Deixe um comentário