Brasil x Inglaterra: O que Pode e o que Não Pode no Maracanã

Uma coletiva nesta segunda-feira com representantes da CBF, o Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou os principais pontos da operação Brasil x Inglaterra para o Maracanã.

No press release, distribuído aos jornalistas, o Comitê Organizador Local diz que “o fato de existir um evento teste não significa que o torcedor encontrará, no domingo, 100% dos serviços que serão utilizados na Copa das Confederações da FIFA ou na Copa do Mundo 2014″. Já estão prevendo…

Vamos ver os itens principais:

Bebidas:

  • O jogo entre Brasil x Inglaterra é regido pelo Estatuto do Torcedor e, por isso, não é permitida a venda de bebida alcoolica no interior e nem nos arredores do Maracanã (mas Engenhão… pode…). A bebida será autorizada para a Copa das Confederações.
  • Haverá fiscalização pesada contra ambulantes no entorno do estádio.
  • Se você é morador e vai receber alguma visita é bom se abastecer antes para evitar aborrecimento. Não permitem venda nos bares também. Aliás, como escrevemos acima, não entendemos isso. No Engenhão, o comércio informal vende bebida, já no entorno do Maracanã como comerciantes regularizados, não há autorização de venda.

Estacionamento e circulação:

  • No entorno não haverá possibilidade de estacionar (veja o mapa com as ruas fechadas e bloqueios). Sugerimos optar por ir lá pelos lados do Colégio Militar ou Shopping Tijuca. No entorno vai ser um inferno para chegar por causa dos bloqueios. Quanto mais distante melhor.
  • Estacionamento da UERJ estará fechado e com acesso somente para quem está trabalhando no evento.
  • Carros e motos dos moradores só poderão circular com identificação colada em local visível. Essa identificação permanecerá até o final da Copa das Confederações.
  • As ruas serão liberadas às 20h do dia 2 de junho.

Torcidas e equipamentos:

  • Torcedores não podem entrar com instrumentos musicais, nem mastros para bandeiras. Haja criatividade pra o Maracanã entrar no clima de novo. 
  • Caxirolas (isso, se alguma aparecer) também estão proibidas – segundo falaram é instrumento musical. Mas esse treco é chato e foi imposto, então, esquece.

Ingressos e fiscalização:

  • Torcedores precisam estar com os ingressos a mão para facilitar a passagem pelos bloqueios e depois nas catracas.
  • Serão necessários documentos para comprovação de meia-entrada e idosos. Sem documento não será permitida a entrada.
  • Ingressos de meia entrada são diferentes.
  • Nenhum ingresso – mesmo gratuidades – serão retirados no dia do jogo entre Brasil x Inglaterra.
  • Retirada dos ingressos comprados na internet e gratuidades deverão ser feitos até sábado nos postos de venda: Engenhão (Bilheteria Sul), Sede do Flamengo (Gávea), Sede do Fluminense (Laranjeiras), Sede do Botafogo (General Severiano), Sede do Vasco (São Januário) e Caio Martins (Niterói).

 Transporte público:

  • A partir das 13h de domingo (2 de junho), a transferência entre as linhas 1 e 2 do Metrô será no trecho entre Central e Botafogo.
  • Haverá esquema especial do metrô no domingo.
  • Estão pedindo para priorizar as estações de acordo com o setor do ingresso, mas, sinceramente, a estação São Francisco Xavier é longe pra caramba.  Quem está acostumado com o Maracanã sabe que não tem estação mais próxima do que a do estádio. Em todo caso, olhem o que eles estão sugerindo:
    - Portões A, B e C – usar a Estação Maracanã
    - Portão D – usar a Estação São Francisco Xavier
    - Portões E e F – usar a Estação São Cristóvão
  • Clientes com direito à gratuidade devem usar as estações São Cristóvão e Maracanã.
  • Compre o bilhete de ida e volta com antecedência.

Informações importantes:

  • Os portões do Maracanã serão abertos às 13h.
  • Haverá checagem de segurança na entrada do estádio, semelhante ao que acontece nos aeroportos. Isso pode fazer as filas demorarem. Isso nos preocupa… Foram registrados problemas na inauguração do Mané Garrincha, em Brasília.

Serviço ao espectador:

  • Haverá planejamento e organização de filas de catracas para entrada do público.
  • 900 voluntários do COL e 200 animadores.
  • Não haverá nenhum tipo de show antes do jogo para evitar danificar o gramado.
  • Não há setorização, mas os ingressos são numerados e os lugares terão que ser respeitados.
  • Haverá policiamento especial no gramado para evitar qualquer tipo de invasão.
  • Ainda existem falhas na sinalização para os torcedores.

Cadeiras Cativas:

  • Os ingressos estarão disponibilizados nesta terça-feira 28, na quarta-feira 29 e na sexta 31 de maio, das 9h e às 18h, na bilheteria  número 2 do Ginásio Gilberto Cardoso, Maracanãzinho, na Rua Professor Eurico Rabelo, s/n, Portão 20. No dia 30 de maio, em virtude do feriado, não será efetuada a retirada.
  • Os ingressos só poderão ser retirados pelos proprietários de cadeiras cativas, mediante a apresentação do comprovante de recadastramento, de um documento de identidade. Caso o proprietário esteja impossibilitado de comparecer pessoalmente à bilheteria 2, os ingressos poderão ser retirados por um representante legal com procuração registrada em cartório, assim como foi feito no processo de recadastramento.

Para a imprensa

  • O funcionamento da área de imprensa será parcial. É uma estrutura temporária.
  • Tribuna de imprensa com 900 posições.
  • Serviços de internet não estarão funcionando na totalidade, como na Copa das Confederações. Não será o media center da FIFA.
  • Centro de credenciamento aberto e as credenciais serão retiradas no estacionamento do Júlio Delamare. Vários jornalistas falaram, hoje, antes da coletiva, que não receberam nenhum email de confirmação do pedido, ainda.

20130527_coletiva_cpupo_0073

Áreas de bloqueios no entorno do Maracanã.

mapa entorno 2

 

Tópicos: , , ,

10 Comentários

  1. @implaca diz:

    Que merda, hein!!!!

    Like or Dislike: Positivo 0 Negativo 0

  2. @implaca diz:

    Os únicos bares liberados para bebidas alcoólicas são os da esquina da 28 de Setembro. Estes ficam fora do cintura da Lei Seca do Maracanã…
    É prá lá que eu vou!!!!

    Like or Dislike: Positivo 0 Negativo 0

  3. Opa!! boa ideia. Abs, Cris

    Like or Dislike: Positivo 0 Negativo 0

  4. Sergio diz:

    Valeu pelas notícias frescas.
    Tomara não tenhamos filas gigantescas para entrar…

    Like or Dislike: Positivo 0 Negativo 0

  5. Borges diz:

    Sou morador da rua que está nos planos da interdição dessa merda de jogo. O meu direito de ir e vir foi pro espaço.
    Onde retira a merda da credencial para não ser multado ou rebocado? Ninguém menciona.
    Como sempre no Brasil criam-se dificuldades para criar facilidades.

    Like or Dislike: Positivo 0 Negativo 0

  6. Oi Borges, no nosso prédio a prefeitura entregou as identificações para o síndico, assim como em outros prédios. Estou fora do Rio, mas volto amanhã à tarde. Se achar q adianta, posso pedir o contato da subprefeitura e passo para você. Mesmo que não consiga para esse jogo de domingo, é a mesma credencial para os jogos da copa das confederações. Espero poder ajudar. Abs, Cris

    Like or Dislike: Positivo 0 Negativo 0

  7. Borges diz:

    Oi Cris,

    Muito obrigado por sua resposta.

    Neste momento já estou a exato 25 minutos aguardando alguém me atender, já é a (sétima pessoa). Melhor, acabou de cair a linha e ninguém sabe dar a informação aonde posso conseguir a placa de identificação de morador, para colocar em meu veículo. Realmente é uma piada. (de muito mau gosto).

    Com relação a algum contato da prefeitura, ninguém fez contato em meu prédio, aliás a única comunicação que vi, foi em um botequim informando que a Rua Visconde de Itamarati estará interditada.

    A propósito, a ligação caiu e ainda pediram minha nota para o serviço de atendimento deles, lógico que não poderia ser maior que ZERO!

    De qualquer forma agradeço por sua gentileza e atenção, caso possa me informar o contato da Prefeitura, pois por lá no 1746 da Prefeitura, nem com reza forte.

    Atenciosamente.

    Borges

    Like or Dislike: Positivo 0 Negativo 0

  8. Alexander diz:

    Prezada Cristina,

    Sabe dizer se as gratuidades serão respeitadas na partida final da Copa das Confederações, no Novo Maracanã?

    Sou deficiente físico e, de acordo com uma Lei Estadual e uma Lei Municipal, tenho direito à gratuidade e, também, a um acompanhante com entrada igualmente gratuita. Possuo Riocard Especial que comprova a situação, além do Vale Social.

    Agradeço a atenção.

    Cordialmente,
    Alexander

    Like or Dislike: Positivo 0 Negativo 0

  9. Alexander diz:

    A minha pergunta é baseada no fato de que o site da FIFA está cobrando R$190,00 para um cadeirante com seu acompanhante (dois ingressos, sendo o acompanhante cortesia).

    No caso, se houver respeito às leis citadas, onde e quando deverei buscar esses ingressos?

    Agradeço, mais uma vez, a atenção.

    Cordialmente,
    Alexander

    Like or Dislike: Positivo 0 Negativo 0

  10. Alexander, acredito que essa retirada será também na Cidade das Artes, onde estão concentrando as informações. Abs, Cris Dissat

    Like or Dislike: Positivo 0 Negativo 0

Deixe um comentário