Coletivas, Especiais, Eventos, Notícias, Outros Eventos, Vasco — 07/10/2016 at 10:06

Relatório da Discriminação Racial

by
Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Na próxima segunda-feira, dia 10 de outubro, será lançado o Relatório da Discriminação Racial no Futebol de 2015, em uma reunião organizada pelo Vasco e o movimento Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Marcelo Carvalho, integrante da equipe Fim de Jogo Beira Rio, é um dos idealizadores.

mexeu1

O evento acontecerá a Sala de Reunião do Conselho de Beneméritos, às 12h, em São Januário. Estarão presentes o presidente Eurico Miranda, do meia Andrezinho e de demais representantes do clube, do Observatório e de convidados. Haverá também uma mesa de debates sobre a luta no combate à discriminação racial. A entrada da imprensa será liberada às 11h45, pela Rua Dom Carlos (Portão 16).

O documento é um relatório com informações e análises sobre incidentes de discriminação que acontecem no esporte brasileiro. A novidade desse ano passa pela apresentação não apenas dos casos de racismo no futebol, mas, também a inclusão de incidentes ocorridos em eventos relacionados a outros esportes.

O relatório foi criado pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol em conjunto com a  Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), ligada à UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).  O sociólogo e diretor da Coordenadoria de Ação Afirmativa da UFRGS, Edilson Nabarro, reconhecido pela luta em defesa da diversidade, foi o responsável pelas análises dos dados levantados.

O Vasco da Gama se solidariza com o tema e abre as suas portas para que mais uma vez a instituição sirva como instrumento de denúncia e combate ao racismo no esporte brasileiro.

  • Observatório da Descriminação Racial no Futebol 

O Observatório da Discriminação Racial no Futebol busca monitorar e divulgar, através de seus canais, os casos de racismo no futebol, assim como ações informativas e educativas que visem erradicar a intolerância que tanto prejudica a democracia das relações sociais.

  • Vasco da Gama e a Luta Contra o Racismo 

O Vasco da Gama é conhecido com um dos primeiros times a aceitar negros em seu clube. Foi o primeiro a eleger um presidente “não branco”, Cândido José de Araújo, em 1904, reeleito no ano seguinte. Lutou contra preconceitos raciais e sociais nos anos 20. Geralmente, está envolvidos em pautas e movimentos ligados com a causa.

marcelo

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus
Facebooktwittergoogle_plusrssyoutubeinstagramFacebooktwittergoogle_plusrssyoutubeinstagram

One Comment

  1. E por esta razao que toda a minha familia e Vascaina….Meu Pai nos contou esta Historia…lembro como hoje…todos a mesa e ele passou a narrar esta Historia…parabens vasco

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *