Jornalismo Esportivo Digital — 08/08/2017 at 09:09

Histórias do Esporte: Campeões 89 anos Depois

by
Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Por José Rezende

O Fluminense conquistou, em 1906, o primeiro título de campeão carioca. Apesar do pequeno número de participantes, o campeonato teve grande sucesso. Foram seis clubes (Athletic, Bangu, Botafogo, Fluminense, Paysandu e Rio Cricket) que lutaram pelo título.

– Equipe do Botafogo campeã de 1907: de cima para baixo, Álvaro, Raul e Otávio; Norman, Antônio Luiz e Lulu; Ataliba, Canto, Gilbert e Emanuel.

 

A equipe do Fluminense de 1907 foi a mesma do ano anterior: Waterman, Vitor Etchgaray e Salmond; C. Portella, Buchan e Gulden; Osvaldo Gomes, Costa santos, E. Cox, E. Etchgaray e Felix Frias.

A Liga Metropolitana de Futebol mudou de nome para Liga Metropolitana de Esportes Atléticos, em 31 de janeiro de 1907. Discordando de algumas determinações da Liga, Bangu e Rio Crícket se desligaram da entidade.
A disputa do campeonato ficou entre Botafogo, Fluminense, Paysandu e Internacional, nova denominação do Athlétic.

Na penúltima rodada Fluminense e Botafogo estavam empatados com 2 pontos perdidos. O Fluminense vencera o Botafogo por 3 a 0, no 1o turno, e perdeu para o alvi-negro no returno por 4 a 2.

O regulamento determinava que, em caso de empate, seria considerado campeão o clube que tivesse marcado o maior número de gols. O Fluminense tinha feito 16 gols e o Botafogo 14. Como a A.A. Internacional estava suspensa, o Fluminense não a enfrentou no returno e o Botafogo a enfrentaria no seu último jogo do campeonato, com possibilidades de superar o total de gols assinalados pelo Fluminense. No dia da partida, a A.A. Internacional não compareceu, perdendo por W.O.

Os dirigentes do Botafogo propuseram a realização de um jogo extra para decidir o título, porém o Fluminense não aceitou, evocando o regulamento, em razão de não ter jogado com a A.A. Internacional, perdendo, também, a oportunidade de marcar gols.

Diante do impasse a LMSA foi extinta e o campeonato ficou sem decisão.

As campanhas do Botafogo e do Fluminense foram as seguintes:

  • Botafogo – Fluminense – 0 x 3; 4 x 2
  • Paysandu – 5 x 3; 3 x 1
  • Internacional – 2 x 0; W.O.
  • Fluminense – Botafogo – 3 x 0; 2 x 4
  • Internacional – 6 x 2; W.O.
  • Paysandu – 3 x 1; 2 x 0

 

A equipe base do Botafogo no campeonato era: Álvaro, Raul e Otávio; Norman, Antônio Luiz e Lulú; Ataliba, Flávio, Canto, Gilbert e Emanuel.

O Fluminense apresentou o seguinte time base: Waterman, Vitor Etchegaray e Salmond; Clito Portella, Buchan e Gulden; Osvaldo Gomes, Horácio, E. Cox, E. Etchegaray e F. Frias.

Finalmente, 89 anos depois a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, em 1996, resolveu declarar os dois clubes campeões de 1907.

O tricolor não teve que alterar a letra do hino composto por Lamartine Babo: “Sou tricolor de coração/ Sou do time tantas vezes campeão”. Mas, o Botafogo foi obrigado a mudar de: Botafogo, Botafogo/Campeão desde 1910 para Botafogo, Botafogo/ Campeão desde 1907”.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus
Facebooktwittergoogle_plusrssyoutubeinstagramFacebooktwittergoogle_plusrssyoutubeinstagram

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *