RioInfo: Influenciadores Digitais

by
Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Influenciadores Digitais são o assunto do momento. São responsáveis pela produção de conteúdo nas mais variadas formas ,e são cabeças de uma geração cada vez mais engajada no universo online. E quem melhor do que eles para falar sobre duas plataformas tão acessadas nos dias de hoje? E foi por isso que com a mediação do jornalista Felipe Vinha, a mesa “Youtube: critérios e requisitos para criar conteúdo” foi composta pelos youtubers Fernando Ticon (Canal Hora do Terror) e Bernardo Dabul (Canal DezDez). Um pouco mais tarde, o tradutor Andre Gordirro, se uniu a mesa para falar sobre Podcast. A palestra aconteceu no último dia de RioInfo.

O primeiro tópico tratado na palestra foi como fazer um canal no Youtube. De acordo com Fernando Ticon, escolher um assunto do seu interesse é fundamental. “Você precisa começar falando sobre o que você gosta. Isso deixa você ainda mais a vontade”, informou.

Outro ponto destacado pelo Youtuber foi saber a identidade do público que você deseja atingir. “Você tem que saber muito bem a idade e o perfil das pessoas que você deseja alcançar, isso ajudará muito no tipo de linguagem que você usará na hora de produzir o seu conteúdo”, comentou.

Felipe Vinha, que além de jornalista é dono do canal Gibbizando, deu dicas sobre como indexar os vídeos no Youtube. “SEO é fundamental para divulgação. É necessário uma atenção maior com as tags, título e miniaturas, elas precisam informar do que se trata. Além disso, participar do canal de outros Youtubers ajuda na visibilidade”. (Confira a entrevista com Felipe abaixo, ele fala mais sobre essa questão) 

Bernardo Dubal enfatizou a necessidade de falar sobre assuntos atuais, pois assim pode ter um conteúdo “fresco” e  com maior número de pessoas querendo saber sua opinião. “Procurem sempre falar sobre tópicos que tenham saído na semana, por exemplo: se você tem um canal sobre música, e o Justin Bieber está em alta, é sobre ele que você precisa abordar, buscando sempre uma forma diferente dos demais. Uma ótima maneira de saber pautas relevantes é acessando o Google Trends, ele mostra o que está sendo falado no mundo todo”, comentou.

Fechando a mesa, Felipe Vinha aconselhou que todos aqueles que querem fazer canal precisam consumir a plataforma, pois assim, saberá exatamente como é o universo. “Assim como ler livros é bom para a escrita, assistir vídeos no Youtuber é a melhor maneira para você aprender a linguagem, o formato, os macetes que devem ser feitos em um canal. É um ótimo exercício se você quer fazer um conteúdo legal e atual”, comentou.

Após o encerramento da mesa sobre Youtuber, Andre Gordirro que é tradutor, escritor e tem um canal de Podcast, se juntou aos participantes para falar sobre o tema. Segundo Andre, uma das principais vantagens da plataforma é o formato leve e dinâmico. “Ao ouvir o áudio você gasta poucos dados, e não acaba com a bateria do seu celular”, comentou rindo.

Outro ponto destacado por Andre foi o público que utiliza o Podcast, que é diferenciado do Youtuber. “É um grupo mais especializado, mais maduro, focado em um determinado tema”, comentou.

Fernando Ticon que além do canal Hora do Terror também tem um Podcast, destacou que outra vantagem da plataforma é a mobilidade que ela proporciona. “O bom é que a pessoa pode baixar o áudio e ficar ouvindo quando ela quiser, independente de internet ou não”, comentou.

Ao terminar as palestras, os quatro foram procurados pelo público que queriam saber muitas coisas. Alguém ainda tem dúvida que é o assunto do momento? Sem dúvidas, é.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus
Facebooktwittergoogle_plusrssyoutubeinstagramFacebooktwittergoogle_plusrssyoutubeinstagram

One Comment

  1. Pingback: | Rio Info 2017

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *