Botafogo, Especiais, Notícias — 05/10/2017 at 10:32

Sobre Roger: Conheça a Situação do Jogador

by
Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Como vocês devem saber, a equipe do Fim de Jogo não cobre apenas futebol. Outro assunto que trabalhamos é área de saúde, temos clientes envolvidos com: endocrinologia, diabetes, pediatria, e oncologia.

Durante o final de semana, soubemos da notícia do tumor do jogador Roger, do Botafogo.  E pensamos: por que não envolver futebol e saúde? Afinal, certamente, vocês tiveram tantas dúvidas quanto nós. Fizemos uma entrevista com o Dr. Ricardo Teixeira, diretor médico da clínica Oncohemato, onde tivemos a oportunidade de saber  sobre o que acontecerá com o atleta alvinegro de agora em diante.

De acordo com Dr. Ricardo, um tumor têm definições variadas. “Em geral, podem ser considerados benignos ou malignos. Cerca de 90% deles são conhecidos como adenocarcinoma células claras, e que são considerados graves. Existem outros tipos, porém mais raros. O procedimento normal é realizar a biópsia, onde um fragmento do tumor é retirado. Em caso positivo, o paciente é direcionado para uma cirurgia”, comentou.

O médico explicou que, hoje em dia, dependendo da localização e da dimensão do tumor, é necessário fazer uma nefrectomia parcial ou subtotal (remoção cirúrgica de um rim). O tratamento tem finalidade curativa e a cirurgia é conhecida como extraperitonial, que não mexe com alças intestinais, e tem baixa incidência de complicações.

O Dr. Ricardo complementa que após a cirurgia, a definição da dimensão do tumor será essencial para saber qual será o próximo passo. “É importante avaliar se existe algum gânglio positivo ou negativo ao lado dele, aí sim, será válido algum tratamento adjuvante, com remédios utilizados em caso de neoplasias malignas, via oral”, comentou.

Quanto ao futuro do atleta, o Dr. Ricardo explicou que Roger poderá seguir jogando futebol normalmente após o tratamento. “O pós-operatório não trará interrupções na sua carreira. Contudo, ele terá que respeitar o período de repouso, e após recuperado, poderá seguir tranquilamente a rotina que tinha antes”, comentou.

Independente de qualquer questão de time ou não, somos todos humanos. Por conta disso, ficamos na torcida e mandando boas vibrações para que todo tratamento de Roger seja um sucesso,  que ele melhore o quanto antes, e volte em breve aos gramados. #ForçaRoger

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus
Facebooktwittergoogle_plusrssyoutubeinstagramFacebooktwittergoogle_plusrssyoutubeinstagram

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *