Jornalismo Esportivo Digital — 23/06/2018 at 18:05

O Marketing do Botafogo sob a Perspectiva de Marcio Padilha

by
Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Mais uma das reportagens produzidas pelos alunos do Curso ACERJ de Jornalismo, módulo digital. Na matéria, além de falar sobre a coletiva – que era o foco do exercício – Raphael H. Fernandes contou sobre a experiência que participou.

Por Raphael Henrique Fernandes

O dia 24 de maio de 2018 foi de experiência e interação para os alunos do Curso de ACERJ de Jornalismo Esportivo. Numa entrevista exclusiva com Marcio Padilha, vice-presidente de Comunicação e Marketing do Botafogo, na sede do clube, em General Severiano, os discentes do jornalismo esportivo carioca puderam conversar a respeito de diversos assuntos pertinentes ao departamento de marketing do clube alvinegro diretamente com o chefe do setor.

Na sala de coletivas da sede do Glorioso, Marcio iniciou a entrevista comentando a parceria do Botafogo com o Spotify e relatou que a empresa sueca queria entrar no mercado, uma vez que ‘’música e futebol têm tudo a ver’’. Cada atleta do time alvinegro ganhou a assinatura do serviço de streaming por seis meses, além de um headphone personalizado. A parceria, porém, não tem desdobramento comercial, isto é, não se extende aos torcedores, é restrita aos atletas.

Ainda sobre o assunto de parcerias, o dirigente falou sobre o patrocínio mais comentado do clube, da marca Neto’s, dos irmãos Luccas e Felipe Neto. Em parceria com a empresa Lecadô, a dupla criou um quiosque voltado à venda de coxinhas, dos mais variados sabores. Nisso, surgiu a oportunidade de estampar a marca no uniforme alvinegro, uma vez que Felipe é botafoguense e já tinha um interesse antigo de ajudar de alguma forma o Glorioso.

Com a imagem de Felipe Neto totalmente ligada ao Botafogo, um dos objetivos da direção alvinegra é o aumento do número de torcedores, uma vez que Neto é um dos maiores influenciadores digitais do país e tem muitos fãs. A parceria comercial serviu também para mudar um pouco a imagem do YouTuber: de “menino da internet” para “adulto empreendedor”.

Dentre outras pautas, como, por exemplo, a provável aposentadoria de Jefferson ao final do ano e o tour pelo Estádio Nilton Santos, Padilha encerrou a exclusiva comentando o relacionamento do clube com seus ídolos, tendo em vista que, ao chegar no clube, os alunos presenciaram Jairzinho e Roberto Miranda gravando vídeos para a Botafogo TV:

“Temos relação estreita com nossos ídolos. Inclusive, eles têm um camarote disponível em nosso estádio para assistir jogos quando quiserem, bastando apenas comunicar ao clube antes para reservar o espaço. Historicamente, o Botafogo sempre serviu jogadores à Seleção Brasileira e, justamente por isso, temos hoje aqui no clube Jairzinho e Roberto Miranda, campeões do mundo em 1970, gravando essa matéria, dando dicas à Seleção para a Copa da Rússia”, relatou.

Com absoluta certeza, os estudantes do curso saíram satisfeitíssimos da mini coletiva e com sensação de dever cumprido. Ainda que isto seja só o início de vossas caminhadas no jornalismo.

Facebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagramFacebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagram

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *