Campeonato Carioca — 01/07/2018 at 22:02

Esporte Contra a MP 841

by
Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Mesmo em plena Copa do Mundo 2018 era hora de discutir um assunto sério que surgiu praticamente no mesmo dia da abertura do Mundial, na Rússia. A Medida Provisória 841 chegou como uma bomba na cabeça dos clubes que têm projetos na área dos esportes olímpicos.

Alguns dias antes, os clubes começaram a fazer uma divulgação pelo Twitter, chamando a atenção para o problema, com uma imagem com muitas imagens dos clubes envolvidos e a hashtag #LutopeloEsporte. Começava uma campanha para envolver o público e esclarecer o que pode acontecer caso a MP passe e passe a vigorar, o que significa “imediato”.

Mas um efeito que surpreendeu e pode levar a pontos positivos foi a união dos quatro grandes clubes cariocas, que investem há anos nos esportes olímpicos.

Representantes de Botafogo, Fluminense, Flamengo e Vasco sentaram na mesma mesa, para uma coletiva, onde um apoiou o outro para tentar reverter a situação a favor de dezenas de atividades voltadas aos esportes olímpicos, que podem acabar. Uma mesa inédita, que acompanhamos e registramos.

Glácio Cruz, diretor geral de Esportes do Botafogo; Márcio Trindade, vice-presidente de Esportes Olímpicos do Fluminense; Alexandre Póvoa, vice-presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo; Jorge Veríssimo, vice-presidente de Quadra e Salão; e José Ricardo Brito, Secretário de Esportes do Rio de Janeiro expuseram colocações preocupantes que pode retroceder o investimento no esporte, a menos de dois anos do fim das Olimpíadas.

O que É uma MP

“As Medidas Provisórias (MPVs) são normas com força de lei editadas pelo Presidente da República em situações de relevância e urgência. Apesar de produzir efeitos jurídicos imediatos, a MPV precisa da posterior apreciação pelas Casas do Congresso Nacional (Câmara e Senado) para se converter definitivamente em lei ordinária.”

O processo passa por publicação, recebe votos – você pode se expressar também clicando neste link

No domingo à noite, a votação popular era massissa contra a MP.

Para ter o documento completo com todos os itens veja o sumário da MP.

Sumário da MP – na íntegra

Perguntei pelo Twitter para o Ministério dos Esportes se eles eram realmente contra e me responderam confirmando e passando um link, onde o ministro do Esporte, Leandro Cruz, conversa com jornalistas, na Embaixada do Brasil em Moscou (Rússia), reforçando que há uma conversa com o Planalto para rever os recursos retirados do Esporte pela #MP841.

Atletas, além da imprensa, presentes à coletiva
Emanuel presente à coletiva, falou para os jornalistas sobre os problemas que virão com a MP 841
Facebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagramFacebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagram

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *