Jornalismo Esportivo Digital — 05/07/2018 at 17:27

Workshop e as Ferramentas para Jornalismo Digital

by
Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

No Blog Fim de Jogo criamos um espaço para discutir e exercitar o Jornalismo Digital, em especial o esportivo, mas com ramificações da ideia para outros nichos. Isso acontece em função da necessidade de mostrar como ferramentas para serem usadas são importantes. Não só valorizando o trabalho, mas ganhando agilidade no processo. Além dessas ferramentas queremos mostrar a integração com as redes sociais seja valorizando a publicação em blogs e sites, seja usando códigos de postagens feitas.

Vamos escolher um assunto para esta postagem. Que tal a Copa do Mundo? O que importa aqui é como você poderá publicar seu conteúdo de formas variadas.

Uma das ferramentas é o vídeo e que foi publicado anteriormente no youtube. Escolha o tamanho, o momento e o vídeo pode ser de diversos canais, inclusive o seu. Se for do seu canal, depois é hora de pensar nele, com títulos, miniaturas, tags etc.

Publicando um vídeo do Youtube – olhe o código na aba texto na hora de editar.

Brasil x México, jogo decisivo. A Seleção Brasileira passa pelo México e segue na Copa do Mundo, Rússia 2018. Vejam alguns dos melhores momentos da partida. Mas observe que alguns canais como a FIFA não permite o embebed. Quando você coloca no site, vai aparecer uma mensagem de erro para que acessar somente no canal no Youtube.

Pode ser um vídeo seu, exclusivo, do seu canal. Isso trará visibilidade para seus vídeos e interação com os seus leitores, que saberão que você utiliza diversas formas de distribuição de conteúdo.

Se quer ganhar tempo, ou melhor, se precisa ganhar tempo, suba o vídeo pelo seu celular e depois inclua o código. Nessa hora usar o computador é mais fácil, com textos muito longos e com diversas ferramentas. Se você tem uma conta com um bom número de inscritos, etc, pode usar o app Youtube Creator. Para fazer o vídeo, caso não use edição nenhuma, existem ferramentas para agilizar como o Movie Maker.

Vamos a outra opção de foto, com o uso da legenda.

Upload de vídeo pelo celular (use o campo da imagem para incluir uma legenda ou crédito da foto)

 

Publicando um vídeo do Twitter – de poderosos equipamentos e edição programada

Publicando um vídeo do Twitter – vídeo feito por celular e publicado com conexões 4g

E como fazer isso como uma entrevista em audio? Você precisa ser rápido e é fundamental que a voz do entrevistado apareça para dar credibilidade à sua notícia. Nesse caso a opção do SoundCloud é excelente. Apesar da ferramenta ser mais direcionada à música, sua função aqui é perfeita. Você pode usar possibilidades diferentes do player. Aqui, neste post, como são várias informações, optei pelo que ocupa menos espaço.

E quanto as fotos, posso também ter o recurso de compartilhar uma galeria completa? Sim você também pode usar o código do Flickr. Quanto mais organizado o seu canal for, melhor para essa opção.

Rússia 2018: Granja Comary

E se tiver que inclutir uma informação ou vídeo do Instagram? Também é possível. O que você não vê – porque está escondido no painel de controle do Blog – é o tamanho do código do Instagram, mas você não precisa entender. Só copiar e colar (usando a aba texto do WordPress).

Brasilllllllllllll

Uma publicação compartilhada por Cris Dissat (@crisdissat) em

Também é possível utilizar códigos para dar mais conteúdo a sua reportagem tanto em lives do Facebook quanto no Twitter (Periscope), mas vai precisar do computador, além do celular.

Um exemplo na área de saúde, fugindo um pouco da Copa do Mundo. Incorporar o vídeo ao vivo do Facebook também pode ser feito.

Também é possível puxar as informações direto do Twitter – o que você escreve no twitter aparece na sua reportagem. Esse recurso que era usado com o Widgets nas configurações, vai mudar. A partir do dia 27 de julho, o recurso sairá do Twitter e o código você poder usar nesse link – https://publish.twitter.com.

Tudo isso vamos conversar no Workshop de Jornalismo Digital no Conexões Coworking. Uma forma de compartilhar informação, usando o mundo real. Tudo na prática. Várias explicações sobre outras questões mais técnicas estão no meu slideshare. A apresentação desse Workshop está neste link.

Facebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagramFacebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagram

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *